segunda-feira, maio 24, 2010

Intoxicação por Aspirina no cão e no gato


ntoxicação por Aspirina

O princípio activo da Aspirina é o ácido acetilsalicílico que actua através da inibição da enzima ciclo-oxigenase inibindo assim a produção de determinadas prostaglandinas, importantes no desenrolar do processo inflamatório.

O tempo de semi-vida da aspirina (tempo desde a ingestão até à diminuição da sua concentração no sangue para metade do valor inicial) é de 8 h no cão e 40 h no gato. A dose tóxica surge a partir de 25 mg/kg no gato e 50 mg/kg no cão. Os sintomas surgem após 5 h da ingestão e incluem depressão, vómitos, anorexia, hipertermia e aumento da frequência respiratória. Os vómitos podem ter vestígios de sangue devido a ulceração gástrica que pode mesmo culminar em perfuração gástrica e choque.
A aspirina pode também provocar uma hepatite tóxica e anemia.

Não existe um antídoto específico para a intoxicação por ácido acetilsalicílico. Se a ingestão tiver ocorrido há pouco tempo deverá proceder-se à lavagem gástrica ou indução do vómito. O tratamento é de suporte e envolve a hospitalização e fluidoterapia e o tratamento das alterações associadas, como por exemplo, as úlceras gástricas.

In: http://blog.hvp.pt/2010/04/08/intoxicacao-por-aspirina-no-cao-e-no-gato/

Sem comentários: