segunda-feira, fevereiro 23, 2009

Largatas dos pinheiros - importante

ola!! ao visitar o blog http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ entendi pq andava com tantas borbulhas, é devido ás largatas dos pinheiros que estao aqui nos pinheiros de perto de casa, é importante tb pos animais, leiam:

http://whippetp.no.sapo.pt/lagarta_do_pinheiro.htm

Lagarta do pinheiro
(Processionária)



A lagarta do pinheiro é um insecto que ataca esta árvore enfraquecendo-a e provocando-lhe mesmo a morte.
Tem igualmente um efeito nocivo não só nos humanos, causando-lhes irritações na pele, nos olhos e no aparelho respiratório, mas também nos cães, quando movidos pela curiosidade aproximam o focinho e abocanham as lagartas.
O efeito tóxico produz-lhes de imediato um grande inchaço e dificuldade respiratória.
O cão com estes sintomas deve ser levado de imediato ao veterinário, pois uma demora de algumas horas pode causar-lhe danos irreversíveis que se repercutem no apodrecimento do tecido que constitui a língua, obrigando ao corte das zonas infectadas. Em casos mais graves não é invulgar o corte total da língua.
Dado existir uma grande falta de informação sobre esta matéria, a maior parte das pessoas, em determinadas alturas do ano e exactamente nas estações mais agradáveis, passeiam os seus cães em pinhais, nunca supondo que correm um enorme perigo.
Nos últimos anos, as pragas têm-se desenvolvido devido a alterações climáticas, pelo mau ordenamento florestal no nosso país e, principalmente, pela falta de predadores.
Entre os principais predadores destas lagartas, estão 4 das nossas espécies de chapins: Chapim-real (Parus major), Chapim-azul (Parus cearuleus), Chapim-de-poupa (Parus cristatus) e Chapim-carvoeiro (Parus ater).
Cada vez estas espécies têm menos habitat de nidificação, devido ao maneio da floresta e espaços florestados. É que estes animais necessitam de cavidades de árvores para nidificar, e com a politica de abate de árvores velhas e substituição de árvores novas, sobretudo em espaços urbanos ou de produção, o "nicho" destas espécies vai à vida, embora exista quantidade de alimento.
(Por Francisco Barros - Biólogo)

Como todos os insectos, o desenvolvimento do insecto passa por diversas fases:
Ovo, lagarta, crisálida (casulo) e borboleta (insecto adulto).
As lagartas passam por vários estágios de desenvolvimento.
É a partir do 3º estágio, desde meados de Fevereiro a fins de Maio, que os seus pêlos urticantes produzem as alergias cutâneas, oculares e respiratórias.
A partir do 5º estágio de desenvolvimento, as lagartas abandonam os ninhos, descem o tronco do pinheiro e dirigem-se em procissão, daí a designação processionária, para o solo onde se enterram para passar à fase seguinte de crisálida e evoluir finalmente para a fase de insecto adulto, que emerge no verão.

1 comentário:

Panther disse...

Pois, é uma lagarta muito perigosa, para as árvores, para os humanos e para os animais.
Ainda ontem "esbarrei" com ela, estavam junto ao passeio no meio daquele pó amarelo dos pinheiros também característico desta altura. Mas, a minha sorte é que já estava alertada e por isso andava atenta.

Já agora, convido a visitar um forum de animais onde estou inscrita: www.cidadedosanimais.com/forum

Cumprimentos